Esta turma costuma refletir bastante!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Impulso


Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se trata de intuição, mas de simples infantilidade.
Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. Há um perigo: se reflito demais, deixo de agir. E muitas vezes prova-se depois que eu deveria ter agido. Estou num impasse. Quero melhorar e não sei como. Sob o impacto de um impulso, já fiz bem a algumas pessoas. E, às vezes, ter sido impulsiva me machuca muito. E mais: Nem sempre os meus impulsos são de boa origem. Vêm, por exemplo, da cólera. Essa cólera às vezes deveria ser desprezada; outras, como me disse uma amiga a meu respeito, são: cólera sagrada. Às vezes minha bondade é fraqueza, às vezes ela é benéfica a alguém ou a mim mesma. Às vezes restringir o impulso me anula e me deprime, às vezes restringi-lo dá-me uma sensação de força interna.
Que farei então? Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.

25 comentários:

chica disse...

Lindo texto de Clarice!Um lindo dia pra ti,beijos,chica

Celina disse...

OI QUERIDA BOM DIA, ESTOU AQUI PARA MATAR NOSSAS SAUDADES,LÍ O SEU POST, VC TEM DÚVIDA NÃO SER BASTANTE ADULTA, QUEM É ADULTA AFINAL ESSES IMPULSOS A QUE VC SE REFERE, FAZ PARTE DE SUA PERSONALIDADE, FAZ VC VIVA, ALEGRE COMUNICATIVA,AMIGA, VC NÃO VAI QUERER SER UMA PESSÕA SM VIDA, CERTINHA,ISSO VEM COM O TEMPO NÃO QUEIRA ABREVIAR ISSO TODOS NÓS SOMOS ASSIM QUERIDA, ATÉ EU QUE TENHO IDADE PARA SER SUA MÃE OS IMPULSOS AINDA SÃO BEM LATENTES É UM BOM SINAL É PROVA QUE ESTOU DE BEM COM A VIDA. ERRAR E ACERTAR É DO SER HUMANO, AFINAL AINDA NÃO SOMOS ANJOS; UM ABRAÇO CARINHOSO, CELINA.

mrvadaz disse...

Oi amiga!

Por isso que adoro as tuas reflexões porque chegam sempre na hora certa e no momento exacto. Deixo-te esta música:http://www.amilcartavares.com/2010/07/01/como-nao-criar-a-marca-de-cabo-verde/#comment-5804

Beijinhos fofos!

Luna Sanchez disse...

Parece que todos nós vivemos divididos, quanto a isso, né, flor?

Beijo, beijo.

ℓυηα

Sandra disse...

QUANTAS E QUANTAS VEZES AGIMOS POR IMPULSO AMIGA. MUITAS VEZES TEMOS A GRANDE SORTE DE ACERTAR.
UM BELO TEXTO. AS VEZES SOU ASSIM TBÉM.
LEVEI O POR DO SOL PARA
http://sandraregina7.blogspot.com/
FICOU MUITO ESPECIAL LÁ. HOJE ESTAVA PRECISANDO MESMO DESSE SOL.
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

wcastanheira disse...

Qtas maravilhas vivemos pelo impulso, é mas qto arrependimento causa-nos as vezes o impulso, belo post gostei da leitura q vc apresentou, acho q vc merece bjos, bjos e bjosssssss

Anônimo disse...

Olha Soninha,diria que vc age com o coração e isso é muito bom e raro nos dias de hoje!Bjs,

Wanderley Elian Lima disse...

Também sou bastante impulsivo, já tentei mudar e não consegui. Desisti rsrsrs
Beijos

Priscila Rodrigues disse...

Oi, meu amor..

O impulso já me levou a muitos lugares, agradáveis e desfavoráveis, me trouxe vitórias e derrotas.. acho que essa distorção na prática de aprender se resolve com alguns minutos, ou até mesmo segundos, de reflexão... pode ser que não se resolva ou a melhor escolha é não saber se conter.. rs.

Vai entender.. o que uma atitude pode ser bom pra mim, pode trazer danos pra outros. Há momentos também.....

Nossa.. coloquei tudo no relativo.. rs rs.

Um beijo, Flor..

Blog da Fatima disse...

Guariaaaa....
Porque sera que a gente age assim hé?
Tabem sou impulsiva...as vezes me estrepo toda, mas outras acaba dando tudo certo. Como saber se vai dar certo?? só indo lá e fazendo....é uma faca de dois gumes, é se atirar em queda livre, nunca se sabe o que pode acontecer...eu prefiro sempre tentar!!

Bjos no ♥

legalmente loira... disse...

lindo texto da nossa inesquecivel clarice.
todos temos nossa divisão.
todos os comentarios feitos eu concordo um pouquinho com cada um.
um abraço com bjos.

A Magia da Noite disse...

mudar é sempre opção, ou então aguentar será a solução.

ValeriaC disse...

Sonia florzinha...só tem um jeito...vamos acertar e eventualmente, errar, às vezes...mas penso que devemos seguir o que manda nosso coração...nossa alma...creio que seja nosso melhor indicador(bom, também sou meio impulsiva rsrs...)
Conforme eu havia dito em seu outro blog entreflores... eu estou seguindo este aqui, com este perfil...lindo aqui também...pouco a pouco vou conhecer os outros...


Doce dia pra ti!
Beijo
Valéria

Déia disse...

ah o coração... um bom guia, né?

bom fds!

bjkas

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Mais vale pecar...por excesso do que por defeito!! Tambem sou impulsiva... e com mais de 80% de êxito!
Beijocas e goza a vida!
Graça

Saozita disse...

Olá Sonia, não conhecia teu blog, encontrei e aqui fiquei entretida a ler. Ficarei de olho no teu blog!

A reactividade por impulso, é sempre uma característica pessoal, julgo minha querida, que para tentar controlar a sua impulsividade, teria que treinar muito, e caso tivesse sucesso, lhe alteraria a sua natureza. Suas amigas(os), iriam dizer, não te estou reconhecendo Sónia.

Daí amiga acho que terá de avaliar bem, os prós e os contras de tal mudança de uma característica sua.

Tem um bom fim de semana.
Beijinho

Caminhos Poéticos disse...

"Quer ver um milagre?

Plante uma palavra de amor profundo
na vida de uma pessoa.
Cultive-a com um sorriso e uma oração,
e veja o que acontece."

(Max Lucado)

Beijos e uma rosa prá ti. M@ria

ONG ALERTA disse...

O importante é agir com o coração, paz.
Beijo Lisette.

Marineide Dan Ribeiro disse...

Querida amiga, não fique se preocupando em ser adulta ou não...Seja apenas você mesma!

bjus
Marineide

Sandra disse...

QUERO AGRADECER DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO O LINK DISCRETINHO QUE LEVA AO MEUS BLOGS.
MUITO OBRIGADA AMIGA.
CARINHOSAMENTE DESEJO UM LINDO E FELIZ FINAL DE SEMANA.
SANDRA

legalmente loira... disse...

Beijo e bom fim de semana.
até segunda-feira...

ONG ALERTA disse...

Mudar é o mais difícil para todos nós, paz.
Beijo Lisette.

Lilá(s) disse...

Olá amiga
Que bonito texto, muito bom para refletir...na verdade nunca somos suficiente adultos.
Bjs

José Ramón disse...

Obrigado por seus gentis comentários sempre passar pelo blog que pode acontecer para pegar um presente para você que tem texto de reflexão e abstração
Parabéns.

Atenciosamente José Ramón

Anônimo disse...

Boa noite amada,isso é da natureza do ser humano.
Eu já refleti errado e também deixer de ter razão por ñ ter agido na hora certa.Acredito q faz parte do amadurecimento.
Um beijo minha flor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores de reflexões:

Adolescência (1) Alberto Mantovani Abeche (1) Alexandre Garcia (1) Américo Canhoto (1) Amizade (4) Amor (1) Andrew Matthews (3) Aneli Belluzzo Simões (1) Ano Novo (2) Antônio Mesquita Galvão (1) Aparência (1) Arnaldo Jabor (6) Arthur da Távola (2) Artigos da revista Cláudia (1) Ary Fontoura (1) Autoria desconhecida (28) Bem-estar (4) Brasil (1) Brena Braz (1) Brian Dyson (1) Carla Rojas Braga (1) Carlos Drummond de Andrade (5) Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro (1) Carnaval (1) Cecília Meireles (1) Cedidos por amigos (1) Charges (1) Charles Chaplin (4) Chico Buarque (2) Cinema (1) Civilidade (1) Clarice Lispector (5) Corrupção (1) Crônicas (2) Crueldade Humana(?) (1) Dalai Lama (1) Dalmir Sant'Anna (1) Daniel Bruno de Castro Reis (1) Danuza Leão (3) Datas especiais (14) David Coimbra (2) Dia da Criança (1) Dia das Mães (1) Dia do Amigo (1) Dia do Professor (1) Dia dos Pais (2) Dia Internacional da Mulher (1) Diovana Rodrigues (1) Dráuzio Varella (1) E-book do Prof. Marins (1) E-mails (1) Educação (1) Eleições (1) Evandro Amoretti (1) Fabiana Kaodoinski (1) Fabrício Carpinejar (7) Fátima Irene Pinto (1) Fernanda Mello (1) Fernando Pessoa (2) Flávio Gikovate (2) Flávio Tavares (1) Gabi Borin (1) Gilberto Stürmer (1) Halloween (1) Herbert Vianna (1) Herman Melville (1) Impunidade (1) Internet (1) Ivete Sangalo (1) Jornal Zero Hora (1) José Geraldo Martinez (1) José Ronaldo Piza (1) Kahlil Gibran (1) Kledir Ramil (1) L. F. Veríssimo (7) Laerte Russini (1) Léo Lolovitch (2) Letícia Thompson (24) Letra de música (5) Lilian Poesias (1) Lya Luft (4) Magistério (1) Maktub (4) Marcial Salaverry (1) Maria Helena Matarazzo (2) Mário Quintana (2) Martha Medeiros (31) Masaharu Taniguchi (1) Mau-humor (1) Menalton Braff (1) Mensagens (7) Meu aniversário (1) Meus blogs (4) Minha autoria (67) Miriam de Sales Oliveira (1) Motivação (2) Mulher (8) Natal (2) Oliveira Fidelis Filho (1) Oscar Wilde (1) Osho (3) Oswaldo Montenegro (1) Otimismo (1) Páscoa (3) Paulo Coelho (2) Paulo Roberto Gaefke (5) Paulo Sant'Ana (1) Pe. Fábio de Melo (1) Poemas (1) Política (1) Programa Fantástico (1) Promoções (1) Protesto (1) Recebidos por e-mail (10) Redação Momento Espírita (4) Reflexões (20) Reinaldo C. Moscatto (1) RH Andrade Gutierrez (1) Richard Bach (1) Rivalcir Liberato (5) Roberto Shinyashiki (4) Rosana Braga (2) Rosane de Oliveira (1) Rose Mori (1) Saúde (4) Selos (4) Sexo (3) Silvana Duboc (1) Tais Vinha (1) Textos Criativos (1) Textos Psicografados (1) Titãs (1) Tragédias (1) Vida real (5) Vídeo + texto de minha autoria (11) Vídeos (1) Vídeos feitos por mim (1) Vinícius de Moraes (1) Violência (1) Vitor Hugo (1) William Shakespeare (1) YouTube Vídeos (4)

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!