Esta turma costuma refletir bastante!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lembranças e esquecimentos

Posted by Picasa
Lembro de coisas que aconteceram quando eu tinha apenas 3 ou 4 anos de idade, mas não lembro o que eu almocei ontem. Cansaço, estresse, velhice, Alzheimer ou o quê? Só que observo que isso está acontecendo com muitas pessoas conhecidas, inclusive mais jovens do que eu.
Tempos modernos, poluição, muitos compromissos, preocupações, dizem alguns... Minha médica disse que é falta de atenção. Concordo em parte! Mas quando encontro alguém que conheço há anos e não recordo o nome da criatura é falta de atenção também? Dá uma aflição! Estou ao telefone conversando com alguém e a pessoa me interrompe. Deu pra bola! Não lembro mais o que eu iria dizer. Vou até a área de serviço na minha casa, chego lá e já não lembro o que eu fui fazer ou buscar. Que raiva que dá!
Mas lembro perfeitamente de acontecimentos de mais de 40, 45 anos... Com detalhes! Falo sobre eles e as imagens vão passando pela mente como se fosse um filmezinho: imagens, sons e também cheiros e sabores!
Dizem os especialistas que devemos trabalhar a mente, pois, como todo o resto do nosso corpo, se parar, enferruja. Buenas, estudei um monte a minha vida inteira. Sempre li bastante: livros, revistas, jornais etc. Preparei aulas, trabalhos, usei o que pude da minha criatividade por quase 28 anos, todos os dias. Me aposentei e descobri a Internet: sobre isso você já sabe... rs Tenho 16 blogs que eu faço por paixão. Não é nenhum sacrifício, é puro prazer! Ponho o tico e o teco para trabalhar todos os dias descobrindo coisas novas no notebook. E... sozinha! Então, por que minha cabecinha está dando "tilt"???
Uma amiga me sugeriu fazer ioga, meditação... Confesso que não consigo me interessar! Prefiro dançar, cantar bem alto, pôr o som bem alto na sala e cantarrrrr até cansar. Não sou nada zen e, quem sabe, não seja por isso que a memória falha tanto...
Nosso cérebro é um computador compacto cheio de informações acumuladas e, a maioria, muito importantes. Sei que não lembrar o que almocei ontem, não vai mudar a minha vida, mas me incomoda perceber que o motorzinho começou a falhar. E daqui a alguns anos??? Como vai ser? Não consigo evitar essa preocupação.
Enquanto não acho solução para esse problema, sigo lendo, escrevendo, blogando muuuuito para os neurônios não enferrujarem.
O que eu iria dizer mesmo????
Brincadeirinha... (só a última, infelizmente)

25 comentários:

chica disse...

Muito legal e essas reflexões foram lindas e verdadeiras e vamos continuar blogando pra não enferrujar...beijos,chicae linda tua foto!

Doutrina Cristã disse...

Ha momentos em que na vida queremos olha para traz. E clamamos o nome de Jesus.
Estou seguindo seu blog – visite o nosso.
Temos também uma Rede Social Cristã, onde você poderá ter a sua página para divulgar o lindo trabalho do seu blog. Entre em http://doutrinacrista.ning.com/ e seja membro.
Fique na paz de Cristo.
A ideologia não se mantém pelo que você domina, mas com o que você pensa e idealiza (LC).
Grande abraço
Luiz Clédio

ONG ALERTA disse...

O corpo tem seu desgaste natural, tem coisas que podemos adiar mas não mudar, paz.

Dora Regina disse...

Bom dia! Sonia, acho que isso é normal...rsrsrsr, acontece comigo também, lembro de fatos da minha infância, lembro das cenas, mas estou me esquecendo dos fatos mais atuais, recados então!!! Tenho que anotar tudo pra não esquecer.
Um super abraço, e um ótimo dia!

Déia disse...

rsrsrs

Dizem que lembramos coisas que marcaram nossa alma...

Eu, da infância lembro pouco! Mas seio que comi ontem kkkkk

bj

Nara disse...

Sônia,

ai menina, sofro do mesmo mal!
É ruim, né?

Acho que é a loucura do dia a dia, a vontade de fazer tudo ao mesmo tempo!

Beijo,
nara

Luna Sanchez disse...

Não seria aquele processo de Memória Seletiva por Afeição, flor?

Beijo, beijo.

ℓυηα

Celina disse...

querida amiga, li o seu post achei taõ legal do jeito que descreve os seus esquecimentos é o meddo de todas nóa acho que o excesso de imfomação, antigamente era caduquice e só nas pessõa bem idosas hoje é o tal do alemão é assim que nós o chamamos. olha se eu te disser que o meu medo e esquecer de escrever certo e tanta mudança na ortografia depois que me entndo de gente já houverm tantas, ssou do tempo que se qscrvia asa comz e casa tambem olha como essa sua amiga é antiga nada de medos soninha viva bem que bom que vc canta estou com inveja rs rs rs.

Anônimo disse...

Soninha,eu sempre fui muito distraida e,apesar de ser motivo de graça entre amigos e familia,viver no mundo da lua tem algumas desvantagens!Eu tento prestar mais atenção no momento presente para não me distrair do que estou fazendo e faço uma coisa de cada vez,senão...rsss...Já viu,né?Bjs,

Celina disse...

OI AMIGA ESTA É A RECLAÇÃO DE TODOS É O ESQUECIMENTO, A MINHA FILHA ACHA QUE EU TENHO A MEMORIA MELHOE QUE A DÉLA ACHEI INTERESSANTE O JEITO DE VC NARRAR VC É MUITO ESPIRITUOSA É UMAS DAS COISAS QUE MAIS ADMIRO NAS PESSÕAS ALEM DISSO AINDA CANTA, DEIXOU A SUA AMIGA MORRENDO DE INVEJA RS RS. SABE SONIA O MEU MEDO E ESQUECER DE ESCREVER CORRETO DESDE QUE ME ENTENDO DE GENTE A ORTOGRAFIA JA MUDOU TANTO ,SOU DO TEMPO QUE SE ESCEVIA ASA COM Z E CASA TAMBEM, ~VE COMO A SUA AMIGA É ANTIGA RS RS. ABRAÇOS CELINA.

ONG ALERTA disse...

Lembranças são tudo de bom, mas realmente esquecemos de muita coisa poi isso devemos aproveitar ao máximo depois...paz.

M.M. disse...

Vixe, já eu sou uma negação para lembrar de coisas antigas... acho é que minha memória anda muito seletiva! :)
beijo!

http://meninamisteriosa.wordpress.com/
http://www.aceuabertodaboca.blogspot.com/

Unknown disse...

Sônia , Sônia bem nem lembro o que ia dizer mas acho que te conheço.Grande amiga esse é o nosso problema li como sempre com atenção. E quando escreves ali sobre os acontecimentos passados minha amiga ai esse velho noel as vezes até chora. Passo por esse constrangimento de encontrar a pessoa e não lembrar seu nome. Mas é isso ai e acho que não tem nada a ver com a idade pois és jovem minha amiga. Bem mas como não lembro mais o que ia escrever me despeço desejando a você ao pai ao esposo tudo de bom. Por favor amiga que rua sigo para sair daqui agora? rsrsrrsrsrsr.

Marcia disse...

Ai, ai, amiga, só você para me fazer rir... acordei hoje com enxaqueca, e um pouco de falta de ar devido a primavera que está chegando aqui e com isso vem nuvens de pólen de outros países; mas ainda bem que resolvi te visitar, pois com o seu post ri muito! Este desgaste é natural querida, mas alguns terapeutas e autores nos orientam treinar a mente, ou seja, exercitar, procurando todos os dias, fazer contas de dividir, mutiplicar, (claro, só umas três ou quatro), escovar os dentes com a mao esquerda, (é super difícil) ou seja, tudo que possa ativar o nosso cérebro. Eu tb tenho uma mente super ativa, como vc, nada zen, faco várias atividaes de uma só vez, mas as vezes me pego conversando com alguém e se me tiram a atencao, pronto, já esqueco do que estava falando.
Beiiiiijos

Marcia disse...

Vamos blogar, assim a mente fica ativa e bem informada!
Beijos mil!

legalmente loira... disse...

querida amiga, saudades!!
devagar voltando.
lindo texto!
tenho lindas lembranças mas algumas
tenho que puxar pela memoria porque sera heimmmm rsrsrsrs.
um abraço com carinho da amiga rita.
bjos.

Mariana disse...

nossa memória nos ajuda, nos engana...
Esta guria linda da foto, só pode ser tu.
legal o post, feito com humor.
eu não me imagino com 16 blogs, um eu acho muito.
Tu mereces parabéns, mesmo.
Sônia, tenhas um lindo fim d semana.

Lilá(s) disse...

Olá amiga
Vou saltando pelos seus blogues na impossibilidade de os acompanhar mais a todos, a vida de professor deixa pouco tempo livre mesmo em casa...mas á noite tiro sempre um tempinho para mim. O seu texto é muito bom para refletir, quantas vezes subo as escadas e em chegando ao cimo não recordo o que ía fazer!!!! é cansaço diz o médico...
Vamos activando os neurónios...enferrujarem nunca.
Bjs

wcastanheira disse...

Um belo texto, como sempre interessante, instigante é por isso q gosto tanto de passear por aqui, não gasto nada e faço ótimas leituras, uauauauu e isto é ótimo, ainda pra dona do post envio, bjos, bjops e bjossssssssssssss

Mariana disse...

eu tenho certeza que comentei este post, mas eu acho que não salvei.
Adorei o texto, e a foto da guria linda.
Tenhas um belo fim d semana.

Mariana disse...

eu tenho certeza que comentei este post, mas eu acho que não salvei.
Adorei o texto, e a foto da guria linda.
Tenhas um belo fim d semana.

Verena disse...

Amiga querida,
Adorei o texto!!
Temos que continuar blogando, lendo muito, fazendo palavras cruzadas, e por aí vai...
Beijinhos

EU VENCI O CÂNCER! disse...

olá!!muito lindo seu cantinho de reflexoes amei!
SôNIA
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana,seja apenas outra alma humana"beijinhossss**Que seu FINAL DE SEMANA seja tão encantado como a mágica de todas as fadas.VOLTAREI MUITAS VEZES NESSE CANTINHO PARABENS!E JA SOU SUA SEGUIDORA

"Cantinho Poético" disse...

"A solidão é como o vento, vai e volta. O amor é como o ar que respiramos, está sempre presente."

E cá estou eu a agradecer sua presença que tanto alegria me trás.

Uma semana de muito Amor e Paz!

Marineide Dan Ribeiro disse...

Olá!
Vim te convidar para comemorar comigo as 6000
visitas de meu blog. Tem bolo, flores e champanhe rsrsrsrs.
Ah! Fiz um selinho para presentear vocês!
Um abraço,
Marineide

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores de reflexões:

Adolescência (1) Alberto Mantovani Abeche (1) Alexandre Garcia (1) Américo Canhoto (1) Amizade (4) Amor (1) Andrew Matthews (3) Aneli Belluzzo Simões (1) Ano Novo (2) Antônio Mesquita Galvão (1) Aparência (1) Arnaldo Jabor (6) Arthur da Távola (2) Artigos da revista Cláudia (1) Ary Fontoura (1) Autoria desconhecida (28) Bem-estar (4) Brasil (1) Brena Braz (1) Brian Dyson (1) Carla Rojas Braga (1) Carlos Drummond de Andrade (5) Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro (1) Carnaval (1) Cecília Meireles (1) Cedidos por amigos (1) Charges (1) Charles Chaplin (4) Chico Buarque (2) Cinema (1) Civilidade (1) Clarice Lispector (5) Corrupção (1) Crônicas (2) Crueldade Humana(?) (1) Dalai Lama (1) Dalmir Sant'Anna (1) Daniel Bruno de Castro Reis (1) Danuza Leão (3) Datas especiais (14) David Coimbra (2) Dia da Criança (1) Dia das Mães (1) Dia do Amigo (1) Dia do Professor (1) Dia dos Pais (2) Dia Internacional da Mulher (1) Diovana Rodrigues (1) Dráuzio Varella (1) E-book do Prof. Marins (1) E-mails (1) Educação (1) Eleições (1) Evandro Amoretti (1) Fabiana Kaodoinski (1) Fabrício Carpinejar (7) Fátima Irene Pinto (1) Fernanda Mello (1) Fernando Pessoa (2) Flávio Gikovate (2) Flávio Tavares (1) Gabi Borin (1) Gilberto Stürmer (1) Halloween (1) Herbert Vianna (1) Herman Melville (1) Impunidade (1) Internet (1) Ivete Sangalo (1) Jornal Zero Hora (1) José Geraldo Martinez (1) José Ronaldo Piza (1) Kahlil Gibran (1) Kledir Ramil (1) L. F. Veríssimo (7) Laerte Russini (1) Léo Lolovitch (2) Letícia Thompson (24) Letra de música (5) Lilian Poesias (1) Lya Luft (4) Magistério (1) Maktub (4) Marcial Salaverry (1) Maria Helena Matarazzo (2) Mário Quintana (2) Martha Medeiros (31) Masaharu Taniguchi (1) Mau-humor (1) Menalton Braff (1) Mensagens (7) Meu aniversário (1) Meus blogs (4) Minha autoria (67) Miriam de Sales Oliveira (1) Motivação (2) Mulher (8) Natal (2) Oliveira Fidelis Filho (1) Oscar Wilde (1) Osho (3) Oswaldo Montenegro (1) Otimismo (1) Páscoa (3) Paulo Coelho (2) Paulo Roberto Gaefke (5) Paulo Sant'Ana (1) Pe. Fábio de Melo (1) Poemas (1) Política (1) Programa Fantástico (1) Promoções (1) Protesto (1) Recebidos por e-mail (10) Redação Momento Espírita (4) Reflexões (20) Reinaldo C. Moscatto (1) RH Andrade Gutierrez (1) Richard Bach (1) Rivalcir Liberato (5) Roberto Shinyashiki (4) Rosana Braga (2) Rosane de Oliveira (1) Rose Mori (1) Saúde (4) Selos (4) Sexo (3) Silvana Duboc (1) Tais Vinha (1) Textos Criativos (1) Textos Psicografados (1) Titãs (1) Tragédias (1) Vida real (5) Vídeo + texto de minha autoria (11) Vídeos (1) Vídeos feitos por mim (1) Vinícius de Moraes (1) Violência (1) Vitor Hugo (1) William Shakespeare (1) YouTube Vídeos (4)

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!