Esta turma costuma refletir bastante!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Eu me rendo

Posted by Picasa


Quantas mentiras nos contaram; foram tantas, que a gente bem cedo começa a acreditar e, ainda por cima, a se achar culpada por ser burra, incompetente e sem condições de fazer da vida uma sucessão de vitórias e felicidades.

Uma das mentiras:
É a que nós, mulheres, podemos conciliar perfeitamente as funções de mãe, esposa, companheira e amante, e ainda por cima ter uma carreira profissional brilhante.

É muito simples: não podemos.

Não podemos; quando você se dedica de corpo e alma a seu filho recém-nascido, que na hora certa de mamar dorme e que à noite, quando devia estar dormindo, chora com fome, não consegue estar bem sexy quando o marido chega, para cumprir um dos papéis considerados obrigatórios na trajetória de uma mulher moderna: a de amante.

Aliás, nem a de companheira; quem vai conseguir trocar uma idéia sobre a poluição da Baía de Guanabara se saiu do trabalho e passou no supermercado rapidinho para comprar uma massa e um molho já pronto para resolver o jantar, e ainda por cima está deprimida porque não teve tempo de fazer uma escova?

Mas as revistas femininas estão aí, querendo convencer as mulheres - e os maridos - de que um peixinho com ervas no forno com uma batatinha cozida al dente, acompanhado por uma salada e um vinhozinho branco é facílimo de fazer - sem esquecer as flores e as velas acesas, claro, e com isso o casamento continuar tendo aquele toque
de glamour fun-da-men-tal para que dure por muitos e muitos anos.

Ah, quanta mentira!

Outra grande, diz respeito à mulher que trabalha; não a que faz de conta que trabalha, mas a que trabalha mesmo. No começo, ela até tenta se vestir no capricho, usar sapato de salto e estar sempre maquiada; mas cedo se vão as ilusões. Entre em qualquer local de trabalho pelas 4 da tarde e vai ver um bando de mulheres maltratadas,
com o cabelo horrendo, a cara lavada, e sem um pingo do glamour - aquele - das executivas da Madison.

Dizem que o trabalho enobrece, o que pode até ser verdade. Mas ele também envelhece, destrói e enruga a pele, e quando se percebe a guerra já está perdida.

Não adianta: uma mulher glamourosa e pronta a fazer todos os charmes - aqueles que enlouquecem os homens - precisa, fundamentalmente, de duas coisas: tempo e dinheiro.

Tempo para hidratar os cabelos, lembrar de tomar seus 37 radicais livres, tempo para ir à hidroginástica, para ter uma massagista tailandesa e um acupunturista que a relaxe; tempo para fazer musculação, alongamento, comprar uma sandália nova para o verão, fazer as unhas, depilação; e dinheiro para tudo isso e ainda para pagar uma excelente empregada - o que também custa dinheiro.

É muito interessante a imagem da mulher que depois do expediente vai ao toalete - um toalete cuja luz é insuportavelmente branca e fria, retoca a maquiagem, coloca os brincos, põe a meia preta que está na bolsa desde de manhã e vai, alegremente, para uma happy hour.

Aliás, se as empresas trocassem a iluminação de seus elevadores e de seus banheiros por lâmpadas âmbar, os índices de produtividade iriam ao infinito; não há auto-estima feminina que resista quando elas se olham nos espelhos desses recintos.

Felizes são as mulheres que têm cinco minutos - só cinco - para decidir a roupa que vão usar no trabalho; na luta contra o relógio o uniforme termina sendo preto ou bege, para que tudo combine sem que um só minuto seja perdido.

Mas tem as outras, com filhos já crescidos: essas, quando chegam em casa, têm que conversar com as crianças, perguntar como foi o dia na escola, procurar entender por que elas estão agressivas, por que o rendimento escolar está baixo.

E ainda tem as outras que, com ou sem filhos, ainda têm um namorado que apronta, e sem o qual elas acham que não conseguem viver . Segundo um conhecedor da alma humana, só existem três coisas sem as quais não se pode viver: ar, água e pão.

Convenhamos que é difícil ser uma mulher de verdade; impossível, eu diria.

Parabéns para quem consegue fingir tudo isso...

23 comentários:

MissUniversoPróprio disse...

Que linda, vc! Muito obrigada pelo carinho! Textos lindos, vc deixou pra mim. Obrigada por iluminar meu dia. ;******

Saudades tb!

chica disse...

Pior é que conseguimos muiiiiiiiiiiiiiiito mesmo!beijos,chica

Rosana disse...

Olá amiga linda, a sei não essa coisa de fingir, definitivamente não me cai bem, sou assim, extremamente verdade, de carne e osso, sem din din e tempo para cuidar de mim, eu me dediquei durante 20 anos a meu, filkho, hoje, não me dedico a ele, nem a quem amo, da maneira que eu gostaria, mas ai, já não é mais por minha culpa, eu me disponho a me dedicar, porém a danada da vida sempre com suas surpresas, o fato de não conseguir fingir, as vezxesnão é um aliado... pena, adorei o posto amiga, beijos em seu coração, uma linda semana!


Rosana Morena!

Anônimo disse...

Olá Sônia,
amei o post,penso exatamente assim!
Não dá para ser perfeita em tudo,porque em alguma coisa você vai falhar...
Tenho 49 anos e escolhi não trabalhar;mas casar e ser ótima mãe,esposa, dona de casa e amante!
Sou viúva há 15 anos,meu filho casou há 8 meses e estou aqui,treinando muito na academia,fazendo tudo o que gosto,com dinheiro para viver com dignidade e qualidade de vida!
Por isso amei o seu post!
Beijinhos e tenha uma ótima quarta-feira!
Vamos torcer pela nossa Seleção!!!

Wanderley Elian Lima disse...

Realmente essas triplas tarefas determinadas para as mulheres, são impossíveis de serem conciliadas. As mulheres não são de ferro e com tantas atividades, quando vão viver elas mesmas?
Beijos

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

oieeee!

vim agradecer a sua doce visita em meu blog!
adorooooo te receber lá!
volte sempre!
aproveito para dar uma olhadinha nas novidades!
e uma ótima semaninha!

E VIVA O BRASILLLLL!

=D

Miguel Eibel disse...

Boa tarde quyerida!!
tudo bem???
Estamos em pleno jogo do Brasil e eu aqui no pc hehehehe!!!
Vim te pedir um favorzinho pois meu irmão tá participando de um show de talentos e precisa ganhar então vai lá no meu blog e da uma olhada no vídeo dele!!!!!!!
Pois quanto mais visualizações no vídeo mais pontos pra ele!!!!!
Se ele ganhar ele vai pra Buenos Aires!!!
Contamos com a sua torcida!!!!
Tudo de bom e uma linda semana!!!!!!!


http://migueleibel.blogspot.com

AFRICA EM POESIA disse...

Sonia
Primeiro parabéns pelo blog está lindo
..........

Palavras bonitas e agradáveis de escutaras que deixaste em Africa em poesia.

Para ti minha amiga que tens sempre uma palavra linda um beijo grande

mrvadaz disse...

Olá amiga,

Gostei da reflexão! É uma reivindicação de uma Supermulher? Também gostei do visual da reflexão.

Bjinhs

ONG ALERTA disse...

Apesar de toda esta dificuldade seria mulher novamente, paz.
Beijo Lisette

wcastanheira disse...

Parabéns a vc pela inteligente postagem, consigo fingir por necessidade algumas das suas verdades, mas...tentarei revisar algumas, mto obrigado pelo carinhoso poema, gostei muiiiito, acho q vc merece bjos, bjos e bjosssssssss

Anônimo disse...

Excelente e verdadeira cronica!Essa mulher maravilha só existe em filme mesmo!...rsss...Bjs,

Déia disse...

Aff....

Fiquei cansada só de ler!!!

Bons tempos que as mulheres só cuidavam da casa, dos filhos, fora dessa competição louca!! rs

Logo contarei no blog detalhes do casamento e poucos sobre a lua de mel kkkkkk

bj

Unknown disse...

Soníssima.
Praticamente ou melhor dizendo, é humanamente impossível.
O pior é que a maioria de nós ainda nos sentimos culpadas se depois de tres filhos estamos como poderia dizer, meio caídas.
Mas, vamos lá, somos guerreiras e insuportavelmente fortes. Não somos e nunca seremos o sexo frágil, como alguns dizem por aí.

Beijocas e uma excelente semana pra você.
Sonia.

ONG ALERTA disse...

Nunca desista, paz.
Beijo Lisette

ANTOLOGIA POÉTICA disse...

''Escrevo aqui no presente para que no futuro
seus olhos possam lembrar de mim, quando sua mente
me esquecer''

bob marley

Feliz Noite....Beijos com sabor de vitória..........M@ria

Luna Sanchez disse...

Eu ainda acho que podemos fazer tudo, sim, só que, pra isso, temos que encontrar nosso próprio ritmo e respeitar nosso tempo. Simples assim.

Beijo, beijo.

ℓυηα

meus instantes e momentos disse...

muito bom ler voce.
Muito bom teu blog/s.
Maurizio

Sél disse...

Oi Sônia
Ainda não te visitei essa semana ^^
Vim aq refletir rsrs

Texto bem verdadeiro, mostrando mesmo q é superhiperdificil ser "mulher de verdade", sempre bela, disposta, charmosa e pronta prá "o que der e vier"..
As vezes de tão cansadas deixamos o "ir" e o "dar" prá mais tarde, ou prá o dia seguinte.. hahaha

Bjs querida, fique com Deus e uma boa semana

Sonia Schmorantz disse...

Gosto muito das tuas visitas, ando um pouco relapsa com os comentários, mas gosto de ler e visitar. Este teu texto está uma maravilha!
beijos

"Cantinho Poético" disse...

Entre a razão e o impulso
fica a brandura.
A graça é dada
para que tudo seja gracioso:
sorriso, pomar,veneno.
Prova-se o fruto açucarado
da paixão, o tóxico
de permeio com o mel.
Os lábios permanecem doces
e não cessam de prometer
embriaguez - mesmo amarga.


Hugo Mund Júnior


Amor & Sonhos_______Beijos da M@ria

vieira calado disse...

The top one

is a very beautiful flower!

Saudações poéticas

EU VENCI O CÂNCER! disse...

OI BOM DIA!TEM SELINHO NOVO PRA VC NO MEU CANTINHO ESTA POSTADO NO INICIO DO MEU BLOG ESPERO QUE GOSTE BJOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores de reflexões:

Adolescência (1) Alberto Mantovani Abeche (1) Alexandre Garcia (1) Américo Canhoto (1) Amizade (4) Amor (1) Andrew Matthews (3) Aneli Belluzzo Simões (1) Ano Novo (2) Antônio Mesquita Galvão (1) Aparência (1) Arnaldo Jabor (6) Arthur da Távola (2) Artigos da revista Cláudia (1) Ary Fontoura (1) Autoria desconhecida (28) Bem-estar (4) Brasil (1) Brena Braz (1) Brian Dyson (1) Carla Rojas Braga (1) Carlos Drummond de Andrade (5) Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro (1) Carnaval (1) Cecília Meireles (1) Cedidos por amigos (1) Charges (1) Charles Chaplin (4) Chico Buarque (2) Cinema (1) Civilidade (1) Clarice Lispector (5) Corrupção (1) Crônicas (2) Crueldade Humana(?) (1) Dalai Lama (1) Dalmir Sant'Anna (1) Daniel Bruno de Castro Reis (1) Danuza Leão (3) Datas especiais (14) David Coimbra (2) Dia da Criança (1) Dia das Mães (1) Dia do Amigo (1) Dia do Professor (1) Dia dos Pais (2) Dia Internacional da Mulher (1) Diovana Rodrigues (1) Dráuzio Varella (1) E-book do Prof. Marins (1) E-mails (1) Educação (1) Eleições (1) Evandro Amoretti (1) Fabiana Kaodoinski (1) Fabrício Carpinejar (7) Fátima Irene Pinto (1) Fernanda Mello (1) Fernando Pessoa (2) Flávio Gikovate (2) Flávio Tavares (1) Gabi Borin (1) Gilberto Stürmer (1) Halloween (1) Herbert Vianna (1) Herman Melville (1) Impunidade (1) Internet (1) Ivete Sangalo (1) Jornal Zero Hora (1) José Geraldo Martinez (1) José Ronaldo Piza (1) Kahlil Gibran (1) Kledir Ramil (1) L. F. Veríssimo (7) Laerte Russini (1) Léo Lolovitch (2) Letícia Thompson (24) Letra de música (5) Lilian Poesias (1) Lya Luft (4) Magistério (1) Maktub (4) Marcial Salaverry (1) Maria Helena Matarazzo (2) Mário Quintana (2) Martha Medeiros (31) Masaharu Taniguchi (1) Mau-humor (1) Menalton Braff (1) Mensagens (7) Meu aniversário (1) Meus blogs (4) Minha autoria (67) Miriam de Sales Oliveira (1) Motivação (2) Mulher (8) Natal (2) Oliveira Fidelis Filho (1) Oscar Wilde (1) Osho (3) Oswaldo Montenegro (1) Otimismo (1) Páscoa (3) Paulo Coelho (2) Paulo Roberto Gaefke (5) Paulo Sant'Ana (1) Pe. Fábio de Melo (1) Poemas (1) Política (1) Programa Fantástico (1) Promoções (1) Protesto (1) Recebidos por e-mail (10) Redação Momento Espírita (4) Reflexões (20) Reinaldo C. Moscatto (1) RH Andrade Gutierrez (1) Richard Bach (1) Rivalcir Liberato (5) Roberto Shinyashiki (4) Rosana Braga (2) Rosane de Oliveira (1) Rose Mori (1) Saúde (4) Selos (4) Sexo (3) Silvana Duboc (1) Tais Vinha (1) Textos Criativos (1) Textos Psicografados (1) Titãs (1) Tragédias (1) Vida real (5) Vídeo + texto de minha autoria (11) Vídeos (1) Vídeos feitos por mim (1) Vinícius de Moraes (1) Violência (1) Vitor Hugo (1) William Shakespeare (1) YouTube Vídeos (4)

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!