Funciona perfeitamente. Ela que demora a colocar a alma no corpo de manhã acaba conversando mais do que esperava.
– Onde está meu cinto?
– Viu meu celular?
– Cadê meus óculos de sol?
Vou respondendo como um quiz show, um sábio dos esconderijos:
– Na segunda gaveta.
– Está carregando na sala.
– No porta-luvas do carro.
Forjo importâncias. Com o pretexto de salvá-la dos atrasos do trabalho. Ela acorda às 8h30min, tem meia hora para se arrumar e outros 30 minutos para chegar à clínica.
É evidente que ela não perderia tempo se eu deixasse sua bagunça em ordem, acharia mais rápido as urgências, mas crio uma falsa eternidade, uma falsa ordem, para dar a sensação que cuido dela e ainda me preocupo com a limpeza.
O marido mais torturador é o metido a faxineiro. Não vem com o caminhão de mudança, é o caminhão de mudança. Aquele que entra em sua casa como namorado e, na primeira semana, promove uma limpeza geral, com o objetivo de recuperá-la dos vícios. Trata-se de um escorpiano ou um dominador. Ou os dois. A disposição é tanta que passa a temer sua intenção de preparar a salada de maionese do churrasco.
O tipo não se contenta em exercitar seu transtorno obsessivo-compulsivo, pretende emprestá-lo. É um TOC solidário.
Você conclui que foi uma ideia estúpida alcançar uma cópia da chave. A chave é a verdadeira escova de dente que inicia o casamento. Toda a fechadura é um copo que transborda.
Mal entra na sala, enxerga o piso brilhando, encerado, e bate o pavor: as pilhas de papéis importantes estão guardadas não se sabe onde, quer cortar a unha e a tesourinha desapareceu da mira, o prontuário de receitas repousa em uma caixinha anônima na lavanderia. Afora as toalhas, as calças, os vestidos.
E nem pode reclamar, nem pode xingar. Porque os piores atos são feitos para o bem. E isso é um costume do amor.
O arranjo das flores no centro da mesa pede sexo de agradecimento. E ficará chato dizer: “Não toque mais nas minhas coisas”. Engolirá a raiva e permanecerá entontecida em seus próprios domínios, tentando completar diariamente o quebra-cabeça de cinco mil peças.
Uma mulher odeia que a gente mexa em sua bolsa, mas não fez nenhuma restrição em alterar o trajeto dos seus pertences fora do ferrolho. Não colocou nas resoluções do condomínio.
Coitada de Cínthya. Tirou a chave da bolsa, já é minha. Tirou o pente, já é meu. Tirou o filtro solar, já ponho no armário do banheiro.
E ela pensará em mim várias vezes durante o expediente.
– Onde que ele colocou, onde ele colocou, onde ele colocou... minha vida?
E não devolvo.
_______________
Fabrício Carpinejar
http://carpinejar.blogspot.com
Publicado no jornal Zero Hora
Segundo Caderno, coluna quinzenal, p. 3, 03/01/2011
Porto Alegre (RS), Edição N° 16569
7 comentários:
Oi Sonia, interessante isso né?
Comigo já não dava certo,detesto que invadam minha privacidade
Sou muito organizada, tenho sempre tudo mais ou menos em ordem mas acho que cada um deve respeitar o espaço do outro
Beijos e lindo dia pra ti!
Até que é uma tática interessante, mas que nem sempre dá certo, pois nem todos aceitam passivamente tal interferência.
Bjux
Eu até que gosto quando meu marido dá uma de faxineiro...rsss...resolve envernizar alguma coisa,ajeitar uma coisa aqui,outra ali...rss...prefiro isso a um bagunceiro que deixaria tudo pra eu fazer!Bom texto!Bjs,
Oi,SÔnia!Ainda bem q o Carpinejar não é meu mardio a gente ia viver se matando,kkk.Odeio que mexam nas minhas cosias, odeio pura e simplesmente seja quem for...
Beijosss
Oi AMIGA, PAZ PARA TODOS, , ACHEI MUITO ENGENHOSO O MOTIVO QUE ELE FAZ QUE ELA SE LEMBRE DELE, pARA MUITOS PODE NÃO DAR CERTO IRIA COMPLICAR TUDO , MAIS TEM TAMBEM A GENTILEZA, A BOA VONTADE DE AJUDAR, PARA MUITAS SERIA O IDEAL. A VIDA É ASSIM MESMO NUNCA PODE-SE AGRADAR A TODOS,Um abraço carinhoso, Celina.
Cada um tem um jeito para lidar...
Beijo Lisette.
Minha querida amiga descupa a ausencia ,estou trabalhando tanto mais sinto muita saudades de todos que me dedicam uma palavra de carinho e aconchego.
Amiga é lindo o esposo ajudar e procurar fazer algo que seja infinitamente lembrado ,vejo como um grande carinho..Lindo...
Beijos que a luz seja sempre o caminho das flores.
Postar um comentário