É difícil colocar-se em lugar neutro diante de um primeiro encontro, um primeiro olhar, uma primeira conversa. Julgar faz parte da nossa natureza e se uma pessoa não causa impressão nenhuma à outra deve haver algo muito errado.
O que não podemos fazer é continuar nessa impressão, sobretudo se for negativa, sem dar ao outro a oportunidade de fazer-se conhecer ou a uma situação a oportunidade de ser esclarecida.
Se julgar pode parecer natural, fechar-se nesse julgamento pode nos impedir de ver o outro com a luz clara do dia, de outra maneira, com outros olhos.
Nesse meu aprendizado da vida, já me enganei muitas vezes e sei que já se enganaram comigo. As pessoas nem sempre são o que parecem e muitas vezes parecem o que não são.
Frequentemente, por detrás de uma capa de indiferença, existe um coração sofrido e endurecido pela vida e que só pede um pouquinho mais de atenção. Escondido atrás de alguém que fala demais pode existir um ser que sente-se infinitamente só.
Se não cavamos a terra e não procuramos, não achamos ouro e os diamantes precisam de muito mais trabalho para serem encontrados.
A simpatia cria laços imediatos e a antipatia direta corta toda possibilidade de encontro real com o outro.
Dizem que quando isso acontece há sempre uma ligação daquela situação a alguma outra coisa, ou seja, se julgamos imediatamente uma pessoa antipática é porque algo nela nos faz lembrar outra pessoa ou outra situação.
Transferimos nossos sentimentos e impressões segundo aquilo que vivemos e não levamos em conta que duas pessoas não são iguais. Deixamos de ver o indivíduo como exemplar único da criação Divina e cometemos um grave erro.
Por que não damos oportunidades, perdemos, invariavelmente, oportunidades.
Nossos corações são cegos e por isso nos fechamos tanto.
Muitas e preciosas são as pessoas preciosas que passam por nós. Algumas, entretanto, precisam de um olhar um pouco mais longo e cheio de atenção.
Se quero que todos vejam a dor ou o amor dentro de mim para que eu possa me justificar, devo agir de maneira igual para com todos. Devo ver além da pele, da situação, da aparência enganosa. Devo me esquecer das etiquetas que colamos sem perceber, devo abrir mais vezes os olhos do meu coração.
Letícia Thompson
19 comentários:
Linda e tão necessária reflexão nessa mensagem da Letícia. "Etiquetar" é fácil, mas depois...
beijo,chica
Sempre cometemos erros quando julgamos. Só podemos tem um opinião a respeito de alguém depois de convivermos com ela, e dar a oportunidade de se mostrar como realmente é.
Bjux
SONINHA NÃO DEVEMOS JULGAR AS PESSOAS MAS QUEM DIZ QUE CONSEGUIMOS CONVENCER A NOS MESMOS SOBRE ISTO
ENTÃO DEVEMOS DAR PELO MENOS A CHANCE DA PESSOA TENTAR SE FAZER CONHECER POR NOS PARA DEPOIS ,DEPARAR O NOSSO CANHÃO DO JULGAMENTO AI JA NÃO SERÁ TÃO PESADA A CULPA,SE O JULGAMENTO ESTIVER ERRADO,COMO MUITAS VEZES ACONTECE COM BOA PARTE DE NOS
BJS MARLENE
Oi,SÔnia!enfim teu blog no ar de novo que bom, andei passando aqui é só paarecia blgo inexistente.
Bela reflexão!
Beijosss
É verdade flor...sempre horrivel pré julgar, rotular...
Bom mesmo é tentar ver cada um como é, na essencia!
bj
Bela escolha, ótimo enfoque, por isso é tão bom passear por aqui, vc tem sempre belas pérolas por aqui, sempre um presente para cada um de nós, pra vc bjos, bjos e bjossssssssssssss
Soninha
Os teus textos são sempre cheios de apelos, de caminhos, de considerações...Ligo um pouco à primeira inpressão, embora nem sempre vá por ela! Já me enganei através da simpatia e da antipatia. A primeira, saiu-me uma cobra cascavel e a segunda, que me parecia "bruxa" nunca se esquece de mim no Natal e no dia dos meus anios. O primeiro postal e telefonema é dela e..já não nos vemos há mais de dez anos...
Antipatizar ou simpatizar por analogia, tambem é grave...Devemos conhecer primeiro as pessoas porque afinal, como dizia um amigo meu "por dentro das coisas, é que as coisas são"!!
Beijocas
Graça
É mesmo muito difícil porque a gente faz isso sem perceber, sem sentir. =\
Beijo!
Estamos no empate dos seguidores. Tbém estou comemorando 206 seguidores..
Venho carinhosamente lhe oferecer o presente do Poetas um voo livre. a conquista é de todos. Fazes perte desse momento bem especial.
MUITO OBRIGADA
PASSE AQUI.
http://sandraregina7.blogspot.com/
VOU TE ESPERAR.
CARINHOSAMENTE PASSO VOANDO PARA TRAZER O MEU CARINHO..
ATÉ MAIS.
SANDRA
Que bom que consegui acessar de novo. Até deixei um comentário em outro blog amigo.
Um grande abraço amiga.
Só não vim antes porque minha casa pegou água. Veja na curiosa.
Sandra
Oi Soninha! Feliz dia do blogueiro! Vc é uma super blogueira e está de parabéns! Obrigada pela visita. beijocas de Elisabeth
Sonia're doce em seus escritos, cheios de ternura e de amor
Saudações a partir de ...
Resumo textos e reflexão.
QUERIDA AMIGA, MUITA PAZ, NÃO PENSE QUE ESQUECÍ VC , FIZ UMA CIRURGIA NA VISTA ESTOU ME RECUPERANDO, FALTANDO OPERAR O OUTRO ÕLHO, VOU PASSAR UNS TEMPOS ESCREVENDO MENOS. MAIS SE DEUS QUIZER BREVE VOLTAREI AO NORMAL. LI O SEU POST, GOSTEI MUITO VC SABE ESCOLHER BONS ASSUNTOS. UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA. PS OBRIGADO PELO SELINHO.
Amiga infelizmente por vezes forma-se uma opinião errada das pessoas só pela primeira impressão. É importante e imprescindível conhecermos as pessoas antes de formar qualquer julgamento de valor.
Querida amiga eu gostava de levar o seu selinho, como falou lá no meu blog, mas não o encontro, em que blog seu é que o deixou?
Para uma super blogueira eu desejo um dia fabuloso.
beijinhos
Maria
Sonia. Bela postagem. Adoro os textos de Letícia Thompson. Sempre julgamos os outros, esquecendo-nos que também praticamos atos incorretos porque somos espíritos imperfeitos ainda.
Agradeço o selinho, mas fui procurá-lo e o blog não abre. Mas valeu a intenção. Beijos.
Minha querida amiga primeiro quero agradecer pelo presente que lembra o nosso dia onde aqui podemos dizer que cada partícula deste belo livro nos pertence em particular.
também dizer-te com tristeza que seu blog onde me envias o selo fala que já não existe e é bom que vc veja o que passa .Assim sendo não consigo levar comigo tua linga e amiga lembrança. comighttp://blogsdasoniasilvino.blogspot.com
Me perdoe a ausencia tenho passado uma provação tão grande que as vezes penso que não vou conseguir vence-la
beijos amiga e te desejo um feliz dia com meu afeto eterno
Sonia
NESTE DIA DO BLOGUEIRO E DA...POESIA...
E é lindo quando andamos por aqui e sentimos a união e o gosto que sentimos por estarmos juntas.
Viva a PRIMAVERA
A vida
O Amor...
BEIJOS
Que ótimo texto!Já me aconteceu de pre julgar e me enganar.Tb já me pre julgaram e eu não sosseguei enquanto não fiz a pessoa me ver como eu realmente era!Coisas da vida que vamos aprendendo!Bjs,
é um trabalho que devemos ter presente a cada instante, mas muito dificil de concretizar
bjs
Postar um comentário