Desejo primeiro que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos, que mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis, e que pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas. E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil, mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil,mas com os que erram muito e irremediavelmente, que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais, e que sendo maduro, não insista em rejuvenescer e que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste, não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra , com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal porque, assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por mais minúscula que seja, e acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra, por ele e por você, mas que se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo homem, tenha uma boa mulher, e que sendo mulher, tenha um bom homem e que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer, não tenho mais nada a te desejar.
(Vitor Hugo)
15 comentários:
Esse texto do Vitor Hugo é lindo e profundo...Lindos desejos. beijos,chica
Lindo e profundo o texto, beijos.
As palavras são copiadas dentro da alma e lidas para ser vividas.
Muito bom minha querida.
Beijos e feliz domingo com estes bloggeres lindos
Esse texto é simplesmente maravilhoso!
Tenha um excelente domingo!
Beijão
Nossa amiga um texto ímpar,quanta sabedoria, parabéns por compartilhar conosco, beijos Luconi
Lindo texto minha querida, e pra vc eu desejo as coisas mais lindas do mundo, que sua vida seja sempre de pessoas encantadoras como vc!
bjokitas com master carinho ;)
Lindo texto. Obrigada pela mensagem.Bjs
sissy-atelier.blogspot.com
Também desejo isso tudo pra mim, pra todos nós.
Beijo, flor.
Lindo o Texto.. Adorei !!
Obrigda pela visita.. Seja sempre bem vinda !!!
Passei pra te desejar uma ótima semana..
bjs
Sôninha a mami está triste ..ninguém vai votar nas minhas patinha se calhar pensão que é mentira ,mas não e ela está pensando que as pessoas não acreditam..
Podes ir votar nas minhas patinha para ela ficar mais feliz?
Turrinhas da
Kika
Ela gostou muito da balança é o signo dela
Soninha,um texto lindo demais!Bjs,
OI Soninha, um texto perfeito, completo, obrigada por compartilhar. Um abraço carinhoso. Celina
O grande Victor Hugo e as suas palavras tão perfeitas. A tua escolha foi lindissima. Parabens!
Mil beijocas, minha querida!
Graça
deixo um beijo e poesia
AQUI E AGORA
Aqui...
A poesia...
Aqui...
A vida...
Aqui...
O Amor...
Mas...
Muitas vezes...
Aqui...
O desencanto...
Aqui...
A dor...
Aqui...
O choro...
E neste encanto...
E desencanto...
Aqui...
Com coisas boas...
Ou...
Com coisas más...
Aqui...
Sempre a certeza...
Que é muito bom...
Estar Aqui!...
LILI LARANJO
Querida amiga
Palavras assim,
são tributos
ao que de melhor
existe
na vida.
Que os sonhos te envolvam
a vida, sempre...
Postar um comentário