Durante um debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da educação e atual Senador Cristóvam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.
O jovem americano introduziu sua pergunta, dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro.
O Senador Cristóvam Buarque respondeu:
"De fato, como brasileiro, eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizaremos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto à Amazônia para o nosso futuro.
Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Não faz muito, um milionário japonês decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos Estados Unidos. Por isso, eu acho que Nova Iorque, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada.
Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os Estados Unidos querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos Estados Unidos. Até por que, eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Defendo a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de comer e ir à escola.
Internacionalizemos as crianças, tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!"
12 comentários:
Amigos e amigas!
Recebi esse texto por e-mail. Dizem que não foi publicado por motivos óbvios.
Achei realmente brilhante a resposta do nosso senador e quis dividi-la com vocês. O que vocês acharam???
Até que enfim alguém teve coragem de dizer umas verdades em público!
Obrigada, Cristovam Buarque pelo pronunciamento.
A Amazonia é nossa!!!
E obrigada a você Sonia, pela postagem.
Um ótima semana!
Eu sempre te visito !! Feliz 2010! Bjo!
Eu amo este texto. Coloquei no meu blog, está em postagens antigas.
Lindo mesmo.
Beijo
Uau. Fantástica resposta!!
Quero nossa Amazônia de volta!
bj
Soninha minha querida,
achei demais este texto (slide) que você postou e me enviou!!
Que exemplo heim???!!! Que licao de civismo, de tudo.
Beijos com muito carinho e obrigada pela sua visita!!!
Sempre tive grande admiração por Cristovam Buarque. Fique triste quando ele perdeu as eleições em Brasília, para governador. O seu pronunciamento quanto à Amazônia é digno de nota 10. Parabéns pelo post. Um grande beijo.
Passei para agradecer e retribuir a visita no meu espaço blogosferico.
Cá espreitarei frequentemente.
Um ser humano que teve coragem de dizer umas verdades em público!
Muito bom!
Quem bom que você lembrou.
Beijinhos no coração
Sonia, eu tinha certeza q comentei este post..
Falei sobre a admiração q tenho pelo Crsitóvam Buarque.
Oi Sonia!
Meu nome e Andre, ja tinha lido esse texto dado em resposta ha uma pergunta feita por um estudante americano para o senador Cristovam Buarque na UNIVERSITY OF TEXAS no debate sobre meio ambiente.
Ja agradeci para o proprio senador por email pela inteligente resposta.
Gostei de ver em seu blog, o qual por acaso passei, que tu esta divulgando essa preciosidade.
Esse texto e' um exemplo de HUMANISMO.
Que tal criarmos algo sobre esse titulo: HUMANISMO.
Ninguem e perfeito... es gremista!!!
Abraco fraterno pra ti e familia.
Andre!
Oi Sonia! Sou eu Andre. Queria falar contigo sobre um assunto delicado.
Meu irmao esta desaparecido ha muitos anos. Desde 12/1982 nao temos noticias dele. Um tio meu ai em POA., disse que o viu ha uns seis ou sete anos, mas esqueceu de pegar o endereco dele. Ja tentei acha-lo, mas morando fora fica dificil. coloquei no msn, mas aqui trabalhamos muito e fiquei algum tempo sem abrir o msn. Quando abri tinha uma bronca de uma senhora dizendo para que eu nao brincasse, pois ela havia me sugerido uns sites, os quais eu ja havia colocado meu pedido de ajuda.
Quero saber se conheces alguem ai no Sul ou algum orgao que possa me ajudar a localiza-lo. Seus amigos do blog quem sabe.
O nome dele e': Francisco Rodney Goncalves de Castro Filho, fara 48 anos em maio, +/- 1,75m, 70/75Kg, olhos pretos, cor branca ( um pouquinho bem pouco amorenado, cabelos lisos pretos.
Se souber, puder e quiser me prestar essa ajuda serei eternamente grato.
Sou de POA., mas moro em Danbury/CT-USA.
meu email e': andres.castro@sbcglobal.net.
Grande abraco pra ti e tua familia.
Andre!
Postar um comentário