Faltam poucos dias para o Natal! Você já comprou os presentes? Vai esperar o 13º salário? Vai fazer um empréstimo para comprá-los? Vai confeccionar os seus próprios presentes? Vai apenas telefonar ou enviar cartões?
Ou você não gosta de ganhar presentes e nem de dá-los, pois assim economiza? Ou quem sabe, ninguém anda merecendo ganhá-los nesse ano? Ou não vale a pena fazer dívidas para pagar no próximo ano? São tantas opções, não é mesmo? Mas só há uma opção para responder quem é o aniversariante! E muitas pessoas parecem esquecer qual o verdadeiro sentido do Natal.
Eu gosto de ganhar presentes e também de dar presentes. É uma troca deliciosa. Mas não tenho a menor paciência para enfrentar o estresse das compras perto do Natal. Lojas lotadas, filas para tudo, trânsito nervoso e engarrafado (mais do que o "normal"), pressa, estresse, cansaço... Parece que nem é Natal! Tempo de paz! Tempo de reflexão! De união etc etc.
Trocar presentes é tradição. Mas, mais importante do que isso, são os abraços, os beijos, a atenção dedicada àquelas pessoas que participam o ano todo das nossas vidas, os votos, a união das famílias e outras coisas do tipo. E o principal: o aniversariante! O que você vai dar de presente a Ele? Você se comportou esse ano? Foi bom pai, boa mãe, bom amigo, bom vizinho, bom... enfim, você sabe do que estou falando!
Comer até se empanturrar, beber até cair ou quase. Acabar brigando com alguém. Mexendo com as "feridas". Pois é só a família se juntar que o baú é aberto por alguém. Depois da festa, sair dirigindo alcoolizado e só Deus sabe o que pode acontecer... Isso, para mim, não é festejar!
Aproveite essa época pra falar com alguém que você perdeu de vista ao longo da vida atribulada. Reencontre amigos, telefone, mande cartões virtuais (seja ecologicamente correto), surpreenda, diga "eu te amo", "como eu gosto de ti", "sou feliz por conviver com você"... Amoleça esse coração, não prenda suas emoções, liberte esse ser emotivo que está preso nesse coraçãozinho e viva o verdadeiro tempo de Natal.
É difícil? Vai dar trabalho? E quem disse que viver é moleza??? Mas vale a pena! Como já disse Fernando Pessoa, "tudo vale a pena se a alma não é pequena". E eu tenho certeza de que a sua alma é grandiosa. Tenha um Natal cheio de paz, saúde, harmonia, união, alegria e tudo mais que você merece. Boas festas, amigo(a)!!!
17 comentários:
Bom dia Sônia. Acordei cedo fui ao blog Ong Alerta e resolvi bisbilhotar. Então deparo-me com um espaço lindo desses. E como o tema é natal a convido se for possível já convidei também uma vizinha sua ai dessa cidade em que morei e adoro.Nossa amiga Mariana a comparecerem no Shoping Moinhos a partir de 01/12 das 16:30hs em diante lá estara esse mini papai noel. Entrevistado dia 10/11 respondi a reporter que essa data deveria ser vivida todos os dias. E acontece tudo o que descrevestes mesmo muitos de nós esquecemos quem é o aniversariante.
Sonia vim te conhecer, realmente precisamos fazer nossa diferenca nesta vida, natal e uma epoca de curtir a familia com dedicacao, mas para mim o natal perdeu muito o sentido, luto por uma educacao no transito melhor, um transito mais humano.
Tenho feito palestras e em sua cidade ja fiz em 2 escolas semana passada foi muito bom e importante, agradeco tu visita e espero poder ajudar sempre, paz no coracao.
Um abraco Lisette.
Antonio!
Nem acredito que fui visitada pelo Papai Noel.
Obrigada pela visita e pelo convite!
Abraços!!!
Lisette!
Muita paz no teu coração. Obrigada pela visita!
Volte sempre!!!
Abraços!!!
Sônia,
meu negócio não é presente, não...é a árvore de Natal!
A cada ano, faço de um jeito, e estou pensando em pendurar fotos de cada membro da família quando bb, no lugar das bolinhas. Rs
Legal, né?
Adoro uma novidade.
Beijos, moça.
ℓυηα
Não sei se foi o comentário que fiz.
Bem o Antonio, ou seja o Papai Noel que me falou do teu blog, e vim conhecer.
Passo a te seguir.
Grande abraço
Luna, adoro árvores de Natal, mas não há espaço no meu apertamento. Bjkas!!!
Mariana!!! Seja bem-vinda! Volte sempre! Bjkas!!!
Ainda não estou muito no espírito de Natal, estou tentando ... mas a correria, os dias que voam, fica difícil!
beijão, tenha um lindo final de semana
Oi, Xará!
Mas esse espírito vai chegar em breve! Muita paz e saúde, amiga!
Sabe o que acho, muitas vezes as pessoas esquecem o verdadeiro natal, esquecem que é um momento de paz, de celebrar a nascimento de Jesus, mais mesmo aquelas pessoas que nao sao cristas, estao esquecendo o verdadeiro significado desta data especial, sera pq?
tenho um amigo que fez um blog esperimental so pra testar por enquando, mais ele escreveu um textinho falando sobre isso, achei legal se quiser dar uma olhada o link é esse, http://omaiorbrasileiro.blogspot.com
ps:sabe aquela foto que voce me mandou com a fada e o unicornio? esqueci de falar eu ja a conhecia e acho ela linda a tenho como descanço de tela no meu celular quase des do dia que o comprei a uns 2 anos! bjs!
Oi, Fabiano! Sempre atencioso!
Obrigada pelo comentário! Vou conhecer o blog que me indicaste. Bjs!
Amiga, querida, vim agora - estava sem internet - e dou com esse belo texto! O meu já está pronto, e olha, também não está moleza, não! Dizes aqui coisas verdadeiras, essa fartura desenfreada, meio que vergonhosa e irresponsável... Até certo ponto, provocativa. Bela postagem. Vou ler mais um pouco e volto amanhã.
Beijos, Sônia.
Tais Luso
Tais!
Sei que não podemos resolver os problemas do mundo!
Mas exagerar nas festas de final de ano, em comida, bebida, presentes, realmente não dá. O mais importante, às vezes, as pessoas esquecem, não é mesmo?
Bjkas!!!
Sônia, falaste num problema que, muitas vezes, aparece quando os familiares se encontram: as mágoas, a abertura do baú... Assisti a um filme: "Parente é serpente"... Minha amiga, vale a pena! Numa festa dessas, onde todos se encontraram e resolveram trazer as mágoas! No final, os filhos explodiram a casa, com os velhos dentro, para nunca mais haver encontros. Essas brigas de família podem virar um tormento.
Falaste pura verdade.
Beijos, amiga!
Tais Luso
Oi, Taís!
Até deu vontade de assistir a esse filme. Boa dica! Pessoas são seres complexos e complicados. Imagine juntando todo mundo. Socooooorro!
Bjs!!!
Tais, obrigada pela tua participação! Volte sempre, minha amiga!
Bjs!!!
Postar um comentário