Esta turma costuma refletir bastante!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Falta de limites!

Quando encontrei essa foto na internet, já fiquei imaginando o texto que escreveria: sobre um dos maiores problemas do mundo.
Sabe aquele ditado popular "É desde pequeno que se torce o pepino"? Pois é! As justificativas dos pais são inúmeras, mas, para mim, a maioria delas não convence. Educação é dever dos pais. Os pais fazem os filhos, os colocam no mundo e devem se responsabilizar pelos seus rebentos. E isso inclui dar limites para não criar monstrinhos insuportáveis que irão aterrorizar o mundo. Estou exagerando? Está bem, vou explicar melhor o que eu penso.
Desde pequenas, as crianças nos testam para ver até onde podem ir. Muitos pais não dão limites e depois dizem:" - Eu não sei o que fazer com o meu filho. Ele não me obedece, não me atende, não me respeita." Lecionei por quase trinta anos. Perdi a conta das vezes que ouvi de pais, e principalmente de mães, pois são elas que vão mais às escolas, frases desse tipo. Só que não é a professora, o gerente do banco, o patrão, o motorista de ônibus, entre outros, que deve dar limites ou corrigir os anjinhos. Cadê os pais???
Fazer filhos é fácil. Criá-los com responsabilidade, dando-lhes educação, orientação, amor, atenção, acompanhamento nas fases iniciais da vida... ah, cansa, né? Vamos deixar para os outros! Negativo! Fez? Cuida! "Ah, não era o momento! Eu não estava preparado. Nem sei como aconteceu. Quando vi, estava grávida". Fala sério! Se não era o momento etc etc, porque não se cuidou? Por irresponsabilidade, não é? E vai ser irresponsável de novo? Não aprendeu? Conta outra!
Drogas, marginalidade, crueldade, desobediência civil, corrupção e outros cânceres da nossa sociedade, na minha opinião, tem origem na ausência da família. A família também pode ser avós, tios, irmãos, caso os pais não existam mais. Falo de responsáveis por um ser, enquanto de menor idade. Muitas vezes, vejo exemplos de paternidade/maternidade animal invejável. Os animais, muitas vezes, tem mais carinho, cuidado e atenção com seus filhotes do que muitos humanos. Aqueles que são racionais.
A foto que eu escolhi, e que os pais deles provavelmente acharam uma gracinha, pois até foi colocada na rede, eu achei uma tristeza. Filhos sem limites fazem o que eles fizeram. Brincar é uma coisa, detonar é outra bem diferente.
Amar é também ter coragem de dizer NÃO. Quanta coisa podemos evitar! Quantos dissabores! Se somos os adultos, temos que ser capazes de discernir o que deve ser dito e o que deve ser feito. Sei que errar é humano. Mas será que não estamos usando demais essa justificativa?

5 comentários:

Luna Sanchez disse...

Concordo contigo : delegar a função de educar os filhos, é negligenciar ao papel de pai e mãe.

Beijos.

ℓυηα

Gil de todos os dias disse...

E quem disse que eu não visito?!
vez ou outra dou uma passada por aqui!!
Dos seus, gosto muito desse!
beijo grande!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Luna, é impressionante pais quererem transferir para os professores, por exemplo, a educação dos seus filhos. Quem os colocou no mundo e é responsável por eles???
Bjkas!!!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Gil! Obrigada pelas visitas!!!
Volte sempre, amiga!
Bjkasss!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Silvana! Tu e o teu blog é que nos encantam!
Bjkasss! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores de reflexões:

Adolescência (1) Alberto Mantovani Abeche (1) Alexandre Garcia (1) Américo Canhoto (1) Amizade (4) Amor (1) Andrew Matthews (3) Aneli Belluzzo Simões (1) Ano Novo (2) Antônio Mesquita Galvão (1) Aparência (1) Arnaldo Jabor (6) Arthur da Távola (2) Artigos da revista Cláudia (1) Ary Fontoura (1) Autoria desconhecida (28) Bem-estar (4) Brasil (1) Brena Braz (1) Brian Dyson (1) Carla Rojas Braga (1) Carlos Drummond de Andrade (5) Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro (1) Carnaval (1) Cecília Meireles (1) Cedidos por amigos (1) Charges (1) Charles Chaplin (4) Chico Buarque (2) Cinema (1) Civilidade (1) Clarice Lispector (5) Corrupção (1) Crônicas (2) Crueldade Humana(?) (1) Dalai Lama (1) Dalmir Sant'Anna (1) Daniel Bruno de Castro Reis (1) Danuza Leão (3) Datas especiais (14) David Coimbra (2) Dia da Criança (1) Dia das Mães (1) Dia do Amigo (1) Dia do Professor (1) Dia dos Pais (2) Dia Internacional da Mulher (1) Diovana Rodrigues (1) Dráuzio Varella (1) E-book do Prof. Marins (1) E-mails (1) Educação (1) Eleições (1) Evandro Amoretti (1) Fabiana Kaodoinski (1) Fabrício Carpinejar (7) Fátima Irene Pinto (1) Fernanda Mello (1) Fernando Pessoa (2) Flávio Gikovate (2) Flávio Tavares (1) Gabi Borin (1) Gilberto Stürmer (1) Halloween (1) Herbert Vianna (1) Herman Melville (1) Impunidade (1) Internet (1) Ivete Sangalo (1) Jornal Zero Hora (1) José Geraldo Martinez (1) José Ronaldo Piza (1) Kahlil Gibran (1) Kledir Ramil (1) L. F. Veríssimo (7) Laerte Russini (1) Léo Lolovitch (2) Letícia Thompson (24) Letra de música (5) Lilian Poesias (1) Lya Luft (4) Magistério (1) Maktub (4) Marcial Salaverry (1) Maria Helena Matarazzo (2) Mário Quintana (2) Martha Medeiros (31) Masaharu Taniguchi (1) Mau-humor (1) Menalton Braff (1) Mensagens (7) Meu aniversário (1) Meus blogs (4) Minha autoria (67) Miriam de Sales Oliveira (1) Motivação (2) Mulher (8) Natal (2) Oliveira Fidelis Filho (1) Oscar Wilde (1) Osho (3) Oswaldo Montenegro (1) Otimismo (1) Páscoa (3) Paulo Coelho (2) Paulo Roberto Gaefke (5) Paulo Sant'Ana (1) Pe. Fábio de Melo (1) Poemas (1) Política (1) Programa Fantástico (1) Promoções (1) Protesto (1) Recebidos por e-mail (10) Redação Momento Espírita (4) Reflexões (20) Reinaldo C. Moscatto (1) RH Andrade Gutierrez (1) Richard Bach (1) Rivalcir Liberato (5) Roberto Shinyashiki (4) Rosana Braga (2) Rosane de Oliveira (1) Rose Mori (1) Saúde (4) Selos (4) Sexo (3) Silvana Duboc (1) Tais Vinha (1) Textos Criativos (1) Textos Psicografados (1) Titãs (1) Tragédias (1) Vida real (5) Vídeo + texto de minha autoria (11) Vídeos (1) Vídeos feitos por mim (1) Vinícius de Moraes (1) Violência (1) Vitor Hugo (1) William Shakespeare (1) YouTube Vídeos (4)

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!