Hoje é o Dia Internacional da Tolerância, você sabia? Eu, não! Sei que há dia de comemoração para quase tudo, mas esse eu desconhecia. E eu não poderia ignorar, pois se há algo que eu tenho muito pouco é tolerância. É um grande defeito, eu sei! Inclusive, no meu perfil, eu comento sobre isso. Faz muito tempo que eu tento, todo ano-novo, ser uma pessoa mais tolerante, mas nunca consigo ou quase nunca...
Ser tolerante é uma característica básica para se viver em sociedade, pois o tempo todo estamos sendo testados por alguém, consciente ou inconscientemente. E a tolerância faz com que não haja uma explosão a cada trinta segundos, pois você releva, releva, releva...
Por exemplo, sou intolerante com burrice. Entenda-se que, para mim, burro é aquele que não se interessa em aprender: fica sempre no mesmo nível por opção. Não acredito que um ser normal possa nascer burro. Acredito que algumas pessoas tem mais facilidade em aprender e outras tem que fazer mais esforço. E que só se aprende quando se quer realmente. Portanto, não é culpa de ninguém mais. É uma opção individual: vou evoluir ou não estou interessado. E quem se acomoda, me irrita.
Também não tolero desrespeito, injustiça, maldade e outras tantas coisas tão comuns na nossa sociedade. Então, às vezes, o convívio social é muito difícil para mim. Normalmente, me manifesto, reclamo, brigo, me estresso. E isso se torna até um problema, pois não vou mudar o mundo. O que é que eu faço? Se você tem alguma sugestão, manifeste-se no espaço dos comentários, pois isso é um grande transtorno no meu dia-a-dia.
Inclusive os jornais de notícias, carregados de acontecimentos terríveis, me deixam irritada e, muitas vezes, de mau-humor. Houve uma época em que eu deixei de assistir, dei um tempo, pois me estressava muito. Como eu gostaria de ser mais "light", não esquentar a cabeça, deixar rolar... Mas não faz parte do meu ser.
Tolerar, suportar, aguentar... E não confundir a intolerância da qual estou falando com preconceito racial, religioso etc. Preconceito é ignorância! É uma forma de pensar, de ter um conceito precipitado, antes de conhecer realmente o assunto.
Que os deuses me ajudem! Quem sabe em 2010, eu consiga! Vou tentar sempre!
5 comentários:
Aeeeeeeeeee! Mais uma blogueira gaúcha, que bom! =)
Veja : eu também sou intolerante com a burrice, e com a falta de educação, de gentileza, com o desperespeito à individualidade e à privacidade alheia. Sou totalmente sem paciência para essas e mais algumas coisinhas, e nem faço promessas de Ano-Novo para mudar isso...rs.
Obrigada pelas visitas e comentários lá no Céu, moça. Vou ate acompanhar, aqui, através do meu blog pessoal, ok?
Beijos de terça.
ℓυηα
Gostei muito daquí flor!
Já tô te seguindo pra voltar mais vezes...
Ótimo fds!
Obrigada pelo teu carinho, Luninha!!!
Bjkas!!!
Seja bem-vinda, querida Cristin!!!
Bjkas!!!
Postar um comentário